segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Será que humor não combina com TRABALHO?

Percebi que algumas pessoas visitaram o Blog e fiquei imaginando o que pensaram sobre o que iriam encontrar... Penso em fazer um Blog sério, mas, também, quero escrachar... A vida tem que ser zoada, como diz meu filho, caso contrário ela se torna muito chata e sem sentido. E é zoando que iremos falar de coisas que, muitos de nós achamos que são coisas sérias, mas, que no fundo, ao nos darmos conta do que são de verdade, chegamos a conclusão de que precisamos rir, rir muito de tudo que fazemos e sentimos por conta da falta de reflexão diária. Mundinho corrido o nosso!!! Não temos como pensar... Mas, vamos tentar pelo menos aqui, pois o pensar aqui deixará seu cérebro fresquinho e não pegando fogo como quando seu chefe te apurrinha.
A melhor impressão que podemos ter para refletir sobre o que significa TRABALHO na vida dos trabalhadores teremos ao observar a entrada de um empresa na segunda-feira e a saída na sexta-feira. Olhe detalhadamente os olhares, as posturas, a forma de falar e o que é dito e você irá perceber que trabalho para a maior parte dos trabalhadores está ligado a idéia de obrigação, de dever, de escravidão.
Isso começou muito cedo aqui no Brasil. Exploração é um conceito que domina os brasileiros desde que fomos invadidos pelos portugueses. Os índios não tinham esse conceito porque eram livres. Quando os portugueses vieram e quiseram escravizá-los eles não consentiram e assim foi preciso matar muitos índios e combater neles essa liberdade de pensar. Colonizar seus saberes! Isso é o início de tudo... A colonização foi muito mais do que uma simples invasão de terras e exploração econômica de riquezas, ela subjulgou pensamentos e tornou invisível histórias e formas de convivência que eram eficientes para o modus operandi de nosso povo. O eurocentristo nos tirou a liberdade de agir e nos jogou no modelo deles e agora o que estamos vendo??? Diga você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário