sábado, 9 de março de 2013

O DIA DA MULHER E OS MALES DO MUNDO

Vi várias manifestações e textos no facebook e em blogs sobre o dia da mulher na última semana e confesso que isso me provocou muitas interrogações e questionamentos e me fez ver o quanto ainda estamos presos a uma cultura dos extremos, que é dos outros e não nossa. Não vou aqui levar em conta a data em si e o que se quer lembrar e afirmar. Essa é outra história! As questões de classe, ao longo do tempo vem sendo lembradas e afirmadas continuamente. Minhas reflexões foram para outro canto, assumiram outra direção. Me pergunto: O que falta em nós, mulheres e homens para assumir e aceitar nossa própria identidade? Ainda nos vestimos de muitos estereótipos. Cada um de nós teve uma formação intelectual e cultural, viveu experiências, aprendeu e corporificou atitudes do mundo. Ao invés de buscar nossa própria forma de ser, nossa intuição, nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossa forma de agir, ficamos imitando os outros, nos espelhando nos outros, criticando o jeito dos outros e incorporando gestos e ações que são sempre colocadas como verdades pelos outros. Estou me rebelando contra isso! Esses dias ao solicitar de meu jornalista uma figura feminina para colocar no jornal do nosso sindicato fiz questão de frisar: não quero figura de mulher cheia de florzinha! Ele riu e colocou a foto de uma mulher trabalhadora, de capacete e uniforme. Ele entendeu um pouco do que eu quis dizer, mas, não entendeu tudo. Ser trabalhadora, fazer política, liderar, comandar um sindicato, uma prefeitura, uma escola, ou qualquer entidade, fazer parte de movimentos sociais e de lutas em prol de mudanças no mundo requer uma segurança e um equilíbrio muito grandes. Há algum tempo atrás diria-se que isso não era coisa de mulher... Mas, também não é coisa de homem, nem de homossexual. Isso não tem nada a ver com gênero ou opção sexual. Isso é coisa de ser humano... Não existem coisas de mulheres, coisas de homens, coisas de éteros ou de homossexuais e outros conceitos que campeiam por aí... Como seres humanos temos o direito de viver a nossa vida, escolher o que queremos, fazer o que nos inspira e temos o dever de ser nós mesmos e não um espelho do que os outros acham que devemos ser ou que o sistema nos diz que temos que ser. Isso é muito difícil! Nossos paradigmas sempre atrapalham. Os extremos, os malditos extremos. A razão de nossos problemas em nossas relações. É o que nos faz odiar! É o que nos faz reativos e submissos aos preconceitos e reacionarismo. Isso me incomoda. Quero poder sentir e pensar o que quero, sem que alguém me diga que aquilo é ruim ou bom. Sem hipocrisia e puritanismo. Mas também, sem a necessidade de abandonar valores que me fizeram ser quem eu sou e que funcionam para mim. Chega de sistemas em nossa vida!  Eles invadem o direito de ser o que queremos ser. Eles nos colocam num quadrado, nos obliteram os sentidos e as possibilidades. Não sou uma mulherzinha querendo colo, nem flores, nem força... O que não significa que eu não goste de flores, que eu não me alegre com um beijo e um abraço ou com um presente fora de data. Todos queremos viver, amar e ser felizes... Ou não? Quero também o direito de ficar nervosa, de chorar, de ficar irritada ou frustrada com alguma situação sem que me chamem de fraca, deselegante, controladora ou que digam que estou dando "piti". Quero dar ajuda e receber ajuda! Quero ter alguém para me acalmar e acarinhar! Sem joguinhos, subterfúgios ou idéias preconcebidas sobre amor. Quero ser livre para ser eu mesma! Esse o nosso maior presente! A liberdade de ser quem somos! Sendo mulher ou homem, sendo gay ou lésbica, nada disso importa! O que importa é ser você! Seja você! Conheça suas limitações e seus pontos fortes! Aceite-os e trabalhe com eles! Com autenticidade! O amor liberta e quem gosta de você de verdade vai gostar e te aceitar do jeito que você é! A vida é dura, as discriminações existem, os preconceitos também, mas, se não formos nós mesmos estaremos abrindo mão do que existe de mais bonito e honesto em nós, nossa humanidade! É ela que cura todos os males do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário